Cristina Maluf

Fórum Latino-Americano de Iluminação

voltar

O I Fórum Latino-Americano de Iluminação foi realizado em Montevidéu , em 2006, com representantes do Uruguai, Argentina e Brasil. Durante o evento, foi gerado o Manifesto de Montevidéu, documento que sinaliza o início da consolidação da profissão na América Latina.

O II Fórum Latino-Americano de Iluminação ocorreu em São Paulo (SP) entre 18 e 22/8/2009, organizado pela AsBAI – Associação Brasileira de Arquitetos de Iluminação, entidade cuja presidência, na ocasião, era ocupada pela arquiteta Cristina Maluf.

Com convidados da Alemanha, Estados Unidos, México, Argentina, Uruguai e Chile, o fórum promoveu um rico debate sobre a importância da iluminação e sobre a atuação do arquiteto como profissional especializado na área, destacando o seu domínio sobre aspectos estéticos e espaciais.

O evento também abordou as peculiaridades do mercado latino-americano, enfatizou a questão da iluminação natural e ofereceu um curso intensivo de formação técnico-científica.

O curso foi ministrado pelos professores Mark Rea e Mariana Figueiró, Ph.Ds. do Lighting Research Center (LRC), centro de pesquisas do Rensselaer Polytechnic Institute, conceituada universidade dos Estados Unidos.

Para fazer o download do anexo clique aqui